Em cada história, uma lição de vida...
Tudo começa com uma aposta.
É com esta afirmação que vos apresento a referida obra intemporal, clássico da literatura, que nos remete a Londres, no século XIX, período de inovação tecnológica, em que as grandes descobertas que hoje para nós são tão banais, estavam à beira de acontecer.
Um período em que o "impossível" era desafio para muitos.
A estória começa com um assalto ao Banco de Inglaterra, um acontecimento tão discutido pela sociedade londrina, que acaba por chegar aos ouvidos do pacato Sir. Phileas Fogg, um Senhor com todas as letras, com suas rotinas bem vincadas, sem grande sentido aventureiro, ou mesmo nenhum, que ao "discutir" a temática do assalto ao Banco de Inglaterra com outros senhores de sua estirpe, faz a afirmação de que o ladrão de certeza estaria bem longe graças aos avanços pautados na época, talvez até no outro lado do mundo, o que se conhecia na altura, chegando até a referir, ser possível dar a volta ao mundo em 80 dias.
Posto isto, o pacato Phileas que nunca tinha ousado pisar o risco, é desafiado a fazê-lo, abraçando uma aventura sem limites físicos nem geográficos, uma volta ao mundo no limite recorde de 80 dias.
Esta obra de Júlio Verne, remete-nos para uma época de muitas dúvidas e pontos de interrogação, não se sabia muita coisa e o que se sabia estava sempre a ser retificado, daí que seja uma obra que nos transporta para a altura dos questionamentos, para uma época em que o desafio não era a palavra de ordem.
Phileas, com seu ajudante Passepartout, que conhece no caminho (também não vou desvendar tudo), em junção com outra jovem, seguem por caminhos sinuosos, cruzando-se com diversas outras personagens até chegarem ao seu destino final, alcançando a meta de cruzar o mundo em 80 dias.
Atenção, que a noção que eles tinham do mundo na altura em nada corresponde à nossa, mas para eles, o mundo era aquilo, daí que seja também engraçado verificar as diferenças geográficas entre os limites da altura com os nossos e verificar o percurso que se fez desde então.
Um desafio de facto, uma aventura sem limites para quem gosta de ação e adrenalina.
Um livro a não perder, clássico mas intemporal!!!
Comentários
Enviar um comentário